Pages

segunda-feira, janeiro 31, 2011

Papa adverte sobre risco de alienação em redes sociais



O papa Bento XVI disse, nesta segunda-feira (24), que aprova o uso de redes sociais, mas alertou que as amizades desse mundo não são substitutas para as da vida real. A mensagem, com o título "Verdade, proclamação e a autenticidade da vida na Era Digital", adverte sobre vários riscos encontrados nesses meios.
De acordo com o papa, as novas mídias e redes sociais podem trazer alienação, auto-indulgência e riscos de ter mais amigos virtuais que reais. Contudo, acima dos perigos online, a santidade papal disse que esses meios de comunicação podem ajudar no mundo real, com "o diálogo, o intercâmbio, a solidariedade e a criação de possíveis relações".
De acordo com a Reuters, o Papa não citou nomes de rede sociais, apenas os termos "perfis" e "compartilhar", por exemplo.
"Entrar no cyberespaço pode ser sinal de uma busca autêntica de encontros pessoais com os outros, desde que as pessoas fiquem atentas e evitem perigos, como o de se encerrarem em uma espécie de existência paralela, ou de exposição excessiva ao mundo virtual", afirmou Bento XVI.
O papa é conhecido por escrever a maior parte de seus discursos a mão, enquanto seus assessores os gerenciam na Internet. Em 2009, um novo site do Vaticano, www.pope2you.net, foi ao ar, oferecendo um aplicativo chamado "O papa encontra você no Facebook", e outro que permite aos fiéis ver os discursos do papa em seus iPhones ou iPods.

0 comentários:

Postar um comentário